sábado, 15 de janeiro de 2011

Saudades do Miura

Como primeiro post, claro que vou falar sobre o carro que está na minha memória desde a infância: o Miura X8. Uma pena eu não ter guardado a revista da época (como iria imaginar que 20 anos depois eu iria querer resgatar) que tinha uma das primeiras reportagens sobre carros que eu li. Lembro de voltar de ônibus com minha mãe, e eu segurava uma Quatro Rodas nas mãos! Não, não quis um quadrinhos de heróis nem de humor, nem Maurício de Souza ou Passatempo Coquetel - eu quis uma Quatro Rodas! E nela o meu primeiro sonho, branco, ousado para época, parecia uma Ferrari na minha cabeça. Tinha luz neon nos para-choques! Faróis escamoteáveis! Interior branco! E ainda por cima falava!!! Até hoje imagino como deve ser ligar o carro e ouvir "-X8 ativado." Mas para quem quiser conhecer melhor, seguem os links:
http://miuras.blogspot.com/e http://www.miuraclubers.com/historia.htm
Com ainda mais informações:
http://miuraclubebrasil.com/internas.php?menu=3122&interna=7681
e por ter motor VW:
http://www.volkspage.net/artigos/49/






Não circulava tanto pela cidade, e não lembro de ver a fábrica da Miúra, próxima à ponte do Guaíba em Porto Alegre. Mas hoje quando passo por ali lembro das fotos que já vi e imagino o quão audaciosos eram Besson e Gobbi que venderarm durante anos seus carros exclusivos. Fica na memória.

Mas fico feliz em concluir sabendo que estão tentando retomar o projeto, com todo conceito arrojado do Miura original (tecnologia de ponta, design futurístico - agora já retrô - e características como neon, faróis escamoteaveis e, claro, o computador que fala com o motorista!). Boa sorte!

2 comentários:

  1. Vivi este tempo e posso afirmar, o miura era o sonho de quem gostava de carros esportivos. possui na época alguns miuras o ultimo um saga maravilhoso. É muito triste passar em frente a empresa que fabricava estas maravilhas e ver o sonho daqueles homens terminar daquela forma. O miura é até hoje o carro mais tecnológico fabricado no Brasil mas sobre tudo era GAUCHO.

    ResponderExcluir
  2. NÃO SEI MUITO SOBRE O MIURA MÁS COMO TERMINOU O SONHO DE SEUS FABRICANTES? ME FALA UM POUCO DELES, AGUARDO. deniciohr@gmail.com

    ResponderExcluir