Em uma decisão para compra de sedãs compactos com valor abaixo de R$ 45.000,00 ficaria na dúvida entre três modelos. Vamos a eles:
1 - Nissan Versa
O conjunto mecânico é o melhor, ao lado do Etios. Motor japonês, em alumínio, duplo comando das 16 válvulas, 1.6 litros, corrente (ao invés da correia dentada, que costuma cobrar caro sua troca), fornece 111cv, conjunto resistente de suspensão e demais itens mecânicos, como todo japonês. Potente e econômico (Nota A no consumo do Inmetro)
A segurança é reforçada pela sua deformação programada, onde o motor tem o cárter elevado, dispensando o protetor, permitindo que o mesmo caia em caso de colisão, sem invadir a cabine.
O interior é enorme, com gigante espaço para os ocupantes (poderiam ser todos altos e gordos e ainda assim ficariam todos acomodados), porta malas também enorme e boa abertura das portas. O acabamento é simples, mas bem resolvido.
Os itens de conforto são o suficiente: ajuste de altura dos bancos, volante, cintos, retrovisores elétricos, computador de bordo, todos os vidros elétricos e alarme de série. Na versão topo de linha ainda vem com rodas de liga leve, faroletes, controle do rádio no volante e bluetooth para atender o celular. Este último exclusivo dentre os analisados, além da ótima direção elétrica (semelhante a do Etios).
Apesar de ser fabricado no México, nada altera nos custos de manutenção nem seguro, que são baixos por terem a confiabilidade japonesa e ser um carro pouco visado.
O visual não é dos melhores, mas ostenta muito bem ser um médio carro japonês, ao preço de sedã pequeno. Pela revista Quatro Rodas, eleito o melhor custo/benefício.
Contra ele nada, a menos que se queira ainda mais luxo e acessórios.
Positivo: Mecânica, espaço, potência, consumo e pouca manutenção.
Negativo: Design e fabricação mexicana do motor japonês (apesar de não influenciar em nada o custo de peças).
2 - Renault Logan
Este tem como diferencial ter uma vasta lista de itens de conforto, que além de todos os do Versa, na versão Dynamique ainda conta com sensor de estacionamento, aviso de troca de marchas, piloto automático para velocidade de cruzeiro e painel multimídia digital touch screen com GPS integrado. Mas a direção é hidráulica, e não a mais macia elétrica progressiva (bem mais leve nas manobras e que fica mais dura conforme aumenta a velocidade).
O espaço também e generoso (menos que no Versa), e com muitos apliques cromados, que até incomoda devido aos reflexos do sol.
A mecânica é a já conhecida francesa, com fama de ter suspensão frágil. Um motor já conhecido 8V, por correia dentada (que necessita trocas a cada 40.000km), 106cv, e protetor de cárter. O consumo é dos piores, segundo a revista Quatro Rodas, melhor apenas que o beberrão GM Cobalt. E o custo de manutenção, segundo a mesma revista, é o mais alto dos três apresentados aqui.
A reformulação no visual ficou excelente e é unanimamente o de melhor design do segmento. Ficou maior por fora (de ponta a ponta do retorvisor é 4cm mais largo que os demais) Até a abertura do capô do motor melhorou, com braço de amortecedor. Nascido para ser de fabricação barata, na Europa ele é da fábrica de carros Dacia, um segmento popular da própria Renault, que preferiu deixar o Logan fora de seu showroom.
Contra ele a mecânica questionável e o custo de manutenção das peças francesas, que assim como a Peugeot, estão entre as que precisam de mais substituição prematura.
Positivo: Itens de conforto, sofisticação e design.
Negativo: Reputação da mecânica francesa, alto consumo e manutenção (apesar de ser 8v).
3 - Toyota Etios
Abaixo já tenho toda a descrição dele (na postagem anterior). De extra, o porta malas: o maior do três. Ah, e o motor 1.5 16V, também em alumínio com corrente.
É o mais econômico do segmento, em todos os sentidos: o mais barato da turma, com melhores condições de pagamento, negociação, menores preços de mercado para manutenção, seguro e reparabilidade.
Contra ele a simplicidade interna, nenhum item extra de conforto e o design questionável por dentro e por fora. Mas é tudo subjetivo, pois gosto é pessoal e as necessidades de cada um.
Positivo: Mecânica (fabricação nacional com motor importado do Japão) e todas as economias possíveis que um carro pode ter.
Negativo: Nenhum item de conforto extra, apenas o suficiente e obrigatório.
dos carro que olhei:
ResponderExcluiro carro da nissan o único que tem controle da intensidade de luz no painel que é importantíssimo para não ofuscar a dirigibilidade a noite
o carro da renault tem ainda farol bipartido com lente progressiva e pisca no retrovisor que é ótimo para visualização é o mais completo em tecnologia, em itens
o carro da Toyota tem o melhor financiamento e é imbatível, mas precisam integrar itens urgente para ser atraente e mais competitivo
o carro da hyundai tem melhor câmbio e desempenho de arranque, imbatível neste quesito
o carro da fiat se não integrar itens vai perder mercado pois é um carro comum e duro para a categoria que o torna caro
Gostaria de ver todos estes itens em um só carro pois não aumenta em nada o custo, pois melhorar o câmbio! câmbio já vem no veículo, e controle de luz no painel existia nos carros antigos, até fusquinha tinha, é apenas funcionalidade que foi sacado nos carros modernos, até por que, todas as marcas tem preço parecidos, muito iguais entre $42000,00 e $45000,00 entre o pelado e o mais completo. O financiamento, a Toyota ensina como o mercado deveria agir, se não saquear, dá para ser mais justo, não ser exorbitante, a taxa, a metade dos concorrentes