domingo, 18 de agosto de 2013

Test Drive

Voltando a pensar no modelo popular ideal (com direção hidráulica e ar condicionado), fui em busca dos mais baratos do mercado para fazer um test drive e ver condições de financiamento. Já dá para perceber o atendimento da revenda concessionária e pesquisar seguro e manutenção, itens importantíssimos para a decisão correta.

Meu parecer depois de alguns dias de pesquisa (valores e taxas aproximados para financiamento em 60x):

Renault Clio 1.0 16V completo + Computador de bordo
R$ 31.000, - Taxa de 1% - Bom atendimento e negociação.
Positivo: Economia de combustível, motor moderno
Negativo: Sensação de pouco espaço, acabamento pobre

JAC J2 1.4 16V completo (ABS e Air Bags)
R$ 33.500, - Taxa de 1,45% - Atendimento padrão, direcionou financiamento para atendente da Caixa.
Positivo: Prazer em dirigir, conforto interno
Negativo: Seguro caro por ser importado e revenda complicada

Toyota Etios X 1.3 16V completo (ABS e Air Bags) + vidros e travas elétricos
R$ 33.000 - Taxa de 1,28% - Ótimo atendimento em loja, fiz negociação com atendente de shopping e foram muito bons, enviando e-mails com boas propostas.
Positivo: Potente e econômico (considero melhor conjunto mecânico), bom valor de seguro
Negativo: Itens de conforto, valor do completo, visual simples demais

VW Gol 1.0 8V duas portas básico + ar cond. + direção hidráulica
R$ 29,800 - Taxa de 1,5% - Atendimento bom, mas um pouco arrogante.
Positivo: Acabamento e posição de dirigir
Negativo: Motor fraco, seguro alto

Ford Fiesta 1.0 8V ZetecRocam completíssimo (ABS AirBags Computador de Bordo)
R$ 31.900 - taxa 1,18% - Atendimento demorado, mas bom, boa negociação.
Positivo: Espaço interno, painel, bom preço de seguro
Negativo: Fraco e consumo alto devido ao peso

Ford Ka 1.0 8v ZetecRocam completo (pisca nos retrovisores, rodas de liga leve, faroletes, Air Bags - sem ABS e sem computador de bordo)
R$ 28.500, - Taxa de 1,6% - Atendimento também demorado, mas bom, pena a taxa alta.
Positivo: Design, desempenho e consumo melhor que o Fiesta, por ser menor; Melhor preço de seguro.
Negativo: Pouco espaço interno, sensação de carro muito pequeno

Hyundai HB20 1.0 3 cilindros 12V completo (Air Bags + Computador de bordo)
R$ 33.500, - taxa de 1,4% - Atendimento péssimo, negociação terrível (mas dizem que foi azar, posso tentar outro vendedor que seja melhor)
Positivo: Acabamento e interior muito superior aos concorrentes, motor com bom desempenho e bom consumo, Manutenção programada barata
Negativo: Péssima negociação, valor alto (talvez tente novamente com outro vendedor).

Outras opções que não fiz cotação:
GM Classic - R$ 30.000, - Projeto muito antigo (apesar de mecânica atual)
GM Onix - R$ 36.000, - Valor muito alto e desempenho ruim (apesar de bonito e moderno)
Fiat Mille - R$ 28.000, - Projeto antigo e simplório demais, seguro alto (apesar de ótima mecânica)
Fiat Uno - R$ 32.000, - Acabamento simples e estilo jipinho (apesar de confortável e moderno)
Nissan March - R$ 31.000 - Importado do México, tem seguro alto (apesar de credibilidade Nissan)
Peugeot 207 - R$ 31.000, - Frágil e consumo alto (apesar de bonito e motor 1.4)
Chery Face - R$ 29.000, - Frágil chinês, péssima revenda (apesar de completíssimo)
Lifan 320 - R$ 28.000, - Encrenca (apesar de estilo MiniCooper).

Todos tem pontos positivos e negativos, portanto é uma escolha subjetiva. Pelo valor à vista, acho que ficaria com o Ka, mas pelo financiamento, o Fiesta. Pelo design o Gol (questão de gosto), e pelo prazer em dirigir, o J2. Pela mecânica, o Etios, e pelo conforto, o HB20. O jeito é continuar pesquisando e negociando, para conseguir o melhor custo-benefício dentre os que possuem o menor seguro e manutenção.



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