Quem tiver mais do que 30 anos e sempre gostou de carros, sabe do que vou falar.
Em 1989, a revista Quatro Rodas divulgava o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. Por ser uma tecnologia inovadora na época, o modelo escolhido foi criado para ser o esportivo mais veloz que se tinha até o momento: Gol GTi. Com uma estrutura leve, motor do Santana 2000, bancos Recaro importados, e toda tecnologia que se dispunha até o início dos anos 90 (como os freios a discos ventilados na dianteira). Por fora a esportividade da parte inferior ser cinza (ao invés de preta, como no GTS), aerofólio e retrovisores na cor do carro, coluna C com moldura preta, faróis de milha e de nblina, molduras pretas em volta dos vidros, sinaleira fumê, e claro, um enorme GTi adesivado na traseira, que dispensa o verdadeiro nome do carro (Gol).
Pois bem, escolhi as fotos do vermelho não por acaso. Aí entra minha história particular.
Durante minhas idas ao mecânico de confiança eu "namorava" um GTi vermelho que apareceu por lá, mas nem puxei conversa nem nada. Um ano depois, lá estava o GTi novamente, e desta vez não me contive e perguntei: "- Que tal esse ícone dos anos 90?!"
O dono retirou-o 0Km da concessionária em 1994 (último modelo), e rodava pouco com ele. Sempre preciosista ao cuidar da raridade, não deixava ninguém dirigir (!). Infelizmente agora pensam em vendê-lo.
Estou na batalha por esta raridade, que possui 75.000 km rodados e todas as revisões, depois da concessionária, foram no mecânico de total confiança.
O mecânico me diz que seria difícil manter ele assim original, pois não existem mais peças, além dos ferros velhos para se garimpar. Está na hora de trocar suas suspenções, surdina, fazer uma geral.
O único sinal de desgaste dele está no ombro esquerdo do banco do motorista, que acabou rasgando por tanto roçar as costas nele. E claro, a pintura já um pouco gasta, alguns arranhões, mas nada grava.
Opa! Tem um detalhe: as rodas originais foram roubadas! E então foram colocadas outras de liga leve, mas o futuro dono certamente colocará as famosas Orbital que lhe são de direito!
Vamos ver o que o futuro reserva!
Como seria bom fazer uma longa viagem a bordo deste motor com 125cv!
Causa sensação até hoje por onde passa.
O interior é todo aveludado, com painel emborrachado e macio ao toque.
A propaganda da época gerando o sonho de consumo dos amantes de carros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário